
Coisas interessantes sobre vitaminas
Vamos dividir as vitaminas em dois times, isto mesmo, o time das vitaminas solúveis e o time das vitaminas lipossolúveis.
Time das lipossolúveis
Neste time estão as que “esperam” no fígado e nos tecidos adiposos para entram em ação quando o corpo necessita, algumas ficam armazenadas por alguns dias e outras podem ficar armazenadas em nosso corpo por até 6 meses. Alguns carregadores específicos transportam estas vitaminas até onde são necessárias. Neste time encontramos as vitaminas: A, D, E e K.
Time das solúveis
Estas vão para o sangue assim que são ingeridas, uma vez na corrente sanguínea o corpo usa o que precisa imediatamente, por isso estas vitaminas devem ser consumidas diariamente, pois não ficam armazenadas como as vitaminas do outro time. Aqui encontramos a vitamina C, e as vitaminas do Complexo: B, B1, B2, B3 (niacina, também chamada de PP), B5 (ácido pantotênico), B6, B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12.
Vitamina A – ajuda a fabricar e reparar muitos tecidos do corpo e uma grande aliada ao sistema de defesa do nosso organismo. Colabora para que você possa ver quando há pouca luz e também protege suas células de substâncias que podem fazer mal a elas.
Na alimentação você as achará em: vegetais de folhas verdes, como acelga, espinafre; nos vegetais de cor laranja, como a cenoura e a abóbora; nas frutas amarelas, como o pêssego e o damasco; e também no fígado, nos ovos e nos queijos.
Vitamina B1 (tiamina)- libera a energia armazenada no seu corpo no momento em que você precisa. É fundamental para o bom funcionamento de seu sistema nervoso, músculos e coração.
Na alimentação encontramos esta vitamina no pão integral, arroz integra, nos ovos, nos legumes(feijão, lentilha e ervilha) e também nas carnes de porco e bovina.
Vitamina B2 (riboflavina) – esta participa do sistema de defesa e da formação do nosso sangue. É imprescindível para manter tecidos saudáveis e para que seus olhos funcionem corretamente.
Nos alimentos encontramos esta na couve, repolho, brócolis, espinafre e agrião, ovos, carne, semente de girassol, ervilha e em maior quantidade nos derivados da soja, leite e em frutos do mar.
Vitamina B3 (niacina ou PP) – ajuda a transformar os alimentos em energia e a armazenar esta energia caso não venha a utilizá-la para ser usada quando necessário.
Na alimentação diária você pode achar nos ovos, leite, legumes, frutas e vegetais. Também esta presente na carne bovina e em algumas vísceras (fígado, rim) e nos peixes.
Vitamina B5 (ácido pantotênico) – considerado uma das vitaminas chave intervém na produção e na liberação de energia e na fabricação de algumas moléculas importantes para nosso organismo, como as proteínas, os carboidratos e as gorduras.
Encontrada na maioria dos alimentos.
Vitamina B6 (piridoxina) – responsável pelo bom funcionamento do sistema de defesa e do sistema nervoso. É fundamental para fabricar as proteínas e os glóbulos vermelhos do sangue, que são encarregados de transportar oxigênio para cada canto do corpo.
Nos alimentos são encontrados nas frutas secas, legumes, cereais, frutas e verduras. Estão presentes nas carnes brancas e carnes bovinas, além das vísceras e fígado.
Vitamina B9 (biotina) – é fundamental para o crescimento saudável e forte. Ajuda o corpo a produzir energia a partir do alimentos. Atua na formação da pele, unhas e cabelos. Seu nome vem do grego bios, que significa vida.
Fonte de biotina você encontra em nozes, amendoim, cereais, leite e gemas.
Vitamina B9 ( ácido fólico) – O folato forma um time com a vitamina B12 na fabricação dos glóbulos vermelhos. É fundamental para a produção de todas as células do corpo e sua manutenção. Nas mulheres grávidas ajuda a prevenir doenças no bebê e contribui ara o crescimento das crianças.
Alguns alimentos ricos em vitamina B9: fígado, feijão, lentilha, levedo de cerveja, quiabo, brócolis entre outros.
Vitamina B12 (cianocobalamina) – ajuda na absorção do ferro e a liberar energia guardada nos alimentos. Coopera para que o sistema nervoso trabalhe bem e seus tecidos permaneçam saudáveis.
Podemos encontram em peixes como salmão, truta, atum, fígado, leite e derivados, ovos, ostras…
Vitamina C – aliada ao sistema de defesa do nosso organismo também ajuda na cicatrização.
Encontrada em alimentos geralmente cítricos como a acerola, limão, mamão, manga, goiaba.
Vitamina D – favorece a absorção do cálcio e do fósforo, dos minerais fundamentais na formação dos ossos e dentes.
As principais fontes alimentares de vitamina D são os carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.
Vitamina E – protege as células dos danos causados pelos radicais livres.
Encontrada no gérmen de trigo, carnes, ovos, algodão, óleos (algodão, milho, soja, azeite de dendê), amêndoas, nozes, manteiga, castanha-do-pará, nozes, pistache, gema de ovo, amendoim, semente de girassol, gergelim, vegetais folhosos (espinafre, couve e agrião), linhaça, soja, banana, e legumes (alface).
Se você não é adepto a uma alimentação completa e balanceada temos um suplemento que contém todas essas vitaminas e alguns minerais em seus ingredientes e que pode suplementar uma provável deficiência.
Saiba mais em:
https://www.zelealimentos.com.br/produtos-zele/30-beauty-hair-skin-nails/
By Paty